1º Congresso de Estudos Rurais.
Organização:
Departamento de Economia e Sociologia da UTAD Departamento de Economia e Sociologia da UTAD
SPER - Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais SPER - Sociedade Portuguesa de Estudos Rurais
Do Futuro
Direcção e Organização
Programa Geral
Grupos de Debate
Comunicações ao Congresso
Apresentação da SPER
Apresentação do DES
Patrocinadores e outros Apoios

   Do Futuro

| O Futuro dos Estudos Rurais | O DES e o Futuro | A SPER e o Futuro |
O FUTURO DOS ESTUDOS RURAIS

O I CER foi decisivamente lançado num primeiro encontro de promotores e organizadores, decorrido exactamente um ano antes. Foi, então, patente um vivo sentimento de oportunidade, e necessidade, de trazer uma visibilidade renovada aos estudos rurais. Estes viveram um período de expansão há duas décadas atrás, à qual se seguiu uma fase de relativa discrição. Esta parece estar associada a uma diversificação de temas, de resto ilustrados pelos tópicos dos grupos de debate do congresso, os quais são bem o reflexo das transformações do próprio mundo rural.

O mundo rural, sofrendo de uma evidente desertificação, é cada vez menos o lugar de toda a vida de uma parte importante da população e assume novas facetas nesta sociedade e neste tempo cada vez mais imprevisíveis. Tudo boas razões para um renovado e crescente interesse pelos estudos rurais.

Isto reconhecido, trata-se agora de equacionar formas de fazer corresponder a esse interesse as práticas de investigação, sobretudo no plano da sua organização institucional e da sua dinamização junto dos jovens investigadores. Este I CER, constituirá, certamente, um passo em frente para valorizar essas práticas e todos desejamos que outros mais se lhe sigam, reforçando a partilha de saber e as redes institucionais.

A organização
Voltar ao Topo.