Esta é a versão portuguesa da página. Pode consultar a versão original, em inglês.

Logótipo da revista Parents' Choice

About Us    Press Room    FAQ    Entry Forms    Site Map   
O guia do consumidor, sem fins lucrativos, para multimédia infantil

Busca rápida

 

Boletim Informativo por Correio Electrónico da Parents' Choice

 

 
Prémio de Ouro "Escolha dos Pais" - Outubro de 2001
Outubro de 2001 - Software


Idades: 5 a18 anos.

Título: Toon Talk 2
Preço para utilização doméstica : $49.95
Imagem da caixa americana do  ToonTalk
Crítica: Imagine o Gumby a ensinar conceitos básicos da informática, usando peças de Lego - ficará com uma ideia do aspecto geral desta bela convergência entre a ciência de alta tecnologia e as mentes jovens. Ken Kahn desenvolveu o Toon Talk, que ensina às crianças os conceitos básicos da programação de computadores -- e se os adultos espreitarem por cima do ombros dos miúdos, também podem aprender alguma coisa.

O programa possui uma visita guiada, introdutória, completa. Mas também "filmes" de jogo gravados, que mostram todos os passos necessários à programação de um jogo de pingue-pongue; como programar robôs (parecem animações de plasticina) para trabalhar com números de Fibonacci; programar uma conta bancária... além de outros exemplos, que demonstram as competências essenciais, empregues no programa completo.

As crianças aprendem a fazer jogos de vídeo simples, a construir vilas e cidades, a brincar com jogos e quebra-cabeças - ou seja: a ser pequenos programadores criativos, no computador. O meste-ajuda animado, que apoia e avisa os utilizadores, quanto ao que devem ou não devem fazer, é um marciano bem educado, chamado Marty, que só aparece no ecrã quando é necessário, ou quando as crianças se enganam nas tarefas de programação. Nessa altura, o Marty diz: "Desculpa, mas não podes fazer isso!"

Tooly, a caixa de ferramentas, está sempre à mão, com as ferramentas e peças necessárias - como números, letras, robôs programáveis, pássaros e ninhos, balanças, bombas e um rato marretas, que aparece e martela as peças. A interface de clicar e arrastar usa uma grande mão como cursor, permitindo que as crianças se sintam como se estivessem mesmo a escolher e mexer nas peças.

Apesar deste programa de programação ser muito mais divertido e simples do que possa parecer, quando se fala em "programação de computadores", é um programa educativo que constitui um verdadeiro desafio, por vezes difícil. As crianças com menos de 8 ou 9 anos vão começar por ter algumas dificuldades; muitas poderão achar as actividades aborrecidas, acabando por se desconcentrar. Também as crianças mais velhas, que não sejam já especialistas em computadores, podem achar alguns destes conceitos muito trabalhosos, apesar do aspecto divertido de tudo isto. Pelo que deve conhecer a sua criança, antes de investir neste programa.


Don Oldenburg ©2001 Parents' Choice


Disponível em:
ToonTalk
+1-800-317-9830
http://www.toontalk.com/

Anterior
Seguinte



Copyright 2001, Parents' Choice Foundation. Todos os direitos reservados.
Parents' Choice, Parents' Choice Awards, Parents' Choice Gold Award, Parents' Choice Silver Honor, Parents' Choice Recommended, Parents' Choice Approved, Reading is Power, What-Kids-Who-Don't-Like-to-Read e Like-to-Read são marcas comerciais da Parents' Choice Foundation. O sítio Web original é mantido por webmaster@parents-choice.org