Observatório da Literatura Infanto-Juvenil

Secções:

  • Direcção

  • Estatutos

  • Eventos

  • Notícias

  • Publicações

  • Contactos

  • Ligações



  • Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro


    Notícias



    Índice de notícias:

  • As histórias desde a idade do berço
  • Marcelo Rebelo de Sousa prefacia livro sobre Literatura Infantil




  • VII Encontro de Literatura Infantil

    As histórias desde a idade do berço

    A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai ser palco na próxima Sexta-Feira (dia 17 de Novembro) do VII Encontro de Literatura Infantil, dirigido a educadores, professores, estudantes universitários, animadores, bibliotecários, investigadores, pedagogos, escritores, ilustradores, educadores e críticos literários.

    Promovido pelo Observatório da Literatura Infantil (OBLIJ) e pela UTAD, este encontro inclui palestras, debates, partilhas de testemunhos, momentos lúdico-musicais e feira do livro infanto-juventil, para além do lançamento da obra “Mitologia, Tradição e Inovação: (re)leituras para uma nova literatura infantil”, organizada pelo OBLIJ, sob a coordenação do Prof. Armindo Mesquita e com Prefácio do Prof. Marcelo Rebelo de Sousa.

    A necessidade de a criança crescer, desde a idade do berço, com literatura infantil, começando nas canções de embalar e prosseguindo com as histórias rimadas e as rimas de jogos, constitui a temática central em debate no Encontro. “Embalando berços de histórias e memórias”, a “Importância da música na vida da criança”, “Canções de mimar: experiências e vivências”, “Canções contadas” e “Impregnar de afectos a vida e o ser da criança” são alguns dos temas, cuja abordagem será acompanhada de momentos lúdicos e musicais com a colaboração de avós convidas pela organização.



    Uma obra organizada pela UTAD

    Marcelo Rebelo de Sousa

    prefacia livro sobre Literatura Infantil

    Especialistas de vários países vão pronunciar-se sobre o futuro da literatura infantil numa obra organizada pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), a lançar no próximo mês pelas edições Gailivro. Trata-se do livro “Mitologia, Tradição e Inovação: (Re)leituras para uma nova literatura infantil”, coordenado por Armindo Mesquita, docente da UTAD e Presidente do Observatório para a Literatura Infanto-Juvenil (OBLIJ).

    Esta obra, que tem prefácio de Marcelo Rebelo de Sousa, reúne, ao longo de 360 páginas, cerca de quatro dezenas de ensaios e testemunhos de especialistas de Portugal, Brasil, Espanha e Bélgica, que defendem uma Literatura Infantil empenhada na descoberta de novos espaços de criatividade e de (re)leitura do mundo.

    “A causa da literatura infantil é uma causa actual, premente e prenhe de consequências para o futuro” e “quem não aprende a gostar de ler aos dois, três, quatro, cinco, seis anos, mais dificilmente adere a esse prazer pelos oito, dez, doze, catorze anos” – escreve Marcelo Rebelo de Sousa no prefácio.

    A mitologia nas narrativas, assim como todo universo da tradição oral (os textos e os contextos) e ainda a emergência das bibliotecas vivas como “desafios para novas aventuras”, constitui a matéria de fundo deste livro.

    O que nos dizem os mitos? Qual a sabedoria dos contos de fadas? Porque renascem as bruxas? Qual a relação entre o verosímil e o fantástico nas histórias? Que sentido para a morte, o medo e a noite nos contos infantis? Estas são algumas das questões a que o livro procura dar respostas.

    A sua leitura ou consulta vai interessar a professores, educadores, pedagogos, investigadores, estudantes universitários, escritores, ilustradores, tradutores, críticos, bibliotecários, sociólogos, psicólogos, jornalistas, guionistas, e outros agentes ligados à literatura para crianças.

    O lançamento desta obra terá lugar no decorrer no VII Encontro de Literatura Infantil, marcado para o próximo dia 17 de Novembro, na Aula Magna da UTAD.



    Site apoiado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

    © Observatório da Literatura Infanto-Juvenil, 2006

    Site criado por José Barbosa Machado e activado no dia 12 de Novembro de 2006.